O objetivo desse texto é divulgar ideias e sugestões de promoções e merchandising, além de outras dicas para que os expositores consigam receber em seu estande o público de seu interesse.
Cuidado com as imagens
Um estande lotado de imagens não funciona. A poluição visual não agrada. O seu estande precisa ser receptivo, agradável de ser visto e de estar nele. Use poucas fotos. Use fotos grandes e de boa qualidade. Uma boa campanha deve ter as mesmas imagens estampadas em convites, cartas, emails, no merchandinsing da feira. Quando quiser fazer uma boa campanha faça um bom planejamento das peças. Se necessário, use os serviços de uma agência para isso. Apesar do investimento ser alto, sua campanha pode ser adotada em várias feiras de negócio, além de eventos proprietários e em outras ações que realizar, como datas comemorativas por exemplo. Você pode adotar uma campanha diferente por ano. Mas não há dúvidas; a escolha de boas imagens é fundamental quando for aplicá-las em sua campanha e/ou em seu estande.
Seu estande pode ser um oásis
As feiras de negócio estão cada vez mais mais objetivas e menos caras, para os promotores. Antigamente, era comum ver nas feiras, algumas praças entre os estandes. Praças planejadas com bancos para descanso, com paisagismo. O motivo disso em muitas ocasiões era o insucesso nas vendas dos espaços ou ainda a disposição física dos estandes já era propositalmente planejada com áreas de descanso. Hoje, já é mais dificil ver essas cenas. Não há outro lugar para descanso que não seja as praças de alimentação. Conheço visitantes com grande potencial para algumas feiras, que já não se animam mais em visitar as grandes feiras de negócio. Isso em razão de vários motivos; em virtude do tumulto e grande fluxo de pessoas, dos altos preços explorados pelos de estacionamentos e nas praças de alimentação. Além disso, as grandes feiras não possuem nem um cantinho para descanso, para recarregar celulares, ipad´s ou até acesso à internet. Alguns promotores fazem economias insignificantes diante de custos tão elevados como os de organizar eventos. Por isso, seu estande pode ser um oásis e assim gravar sua marca na mente do visitante com uma ecelente experiência, uma excelente recepção. Por que seu estande não poderia ter uma área estratégica, além de agradável para que seu visitante (em potencial) possa se acomodar, beber alguma coisa e ao mesmo tempo adquirir as informações sobre seus produtos e/ou serviços, acessando sua rede wi-fi e até por que não recarregando suas quinquilharias eletrônicas (verifique se a promotora do evento já terá essas áreas, assim você tem espaço para adotar outras estratégias).
Exposição de máquinas e produtos
Você, expositor, não precisa levar para a feira toda sua linha de produtos e/ou equipamentos. Leve ao evento só a linha mais recente, os produtos mais novos ou recém lançados. Não encha seu estande de produtos, volumes. Lembre-se: Não polua seu estande visualmente; excesso de informação não significa comunicação eficiente. Se deseja mostrar sua linha de produtos completa, fotografe-a, e pronto.
Brindes
Cuidado com a distribuição de brindes. Quando os visitantes percebem que há algum brinde sendo distribuído, pronto! A frente de seu estande vira aquele alvoroço. Essas ações podem inibir a entrada dos visitantes de seu real interesse. Se você tiver como objetivo receber em seu estande, diretores industriais, VP´s ou CEO´s e sua equipe de marketing criou ações que criam tumulto esqueça...nenhum público de seu interesse, chegará em seu estande. Tumulto e muita gente podem ser uma catástrofe. Pense em ações promocionais aliadas, combinadas com o público de seu interesse.
Proteja seu visitante
Todo expositor deve colher informações dos visitantes de seu estande. Porém é fundamental preservar essas informações, esse banco de dados. Não deixe esse banco de dados solto na sua rede. Dê o tratamento merecido ao seu potencial cliente. Fará follow up? Determine o perfil de visitante de seu estande, que gostaria dessa abordagem, desse tratamento. Fará emailmarketing? Determine o perfil de visitante que deverá receber esse conteúdo. E assim por diante. Não trate seu mailing como um saco de batata. Dê o tratamento necessário para cada tipo de cliente. O cliente agradece.