1. Em 2017, a feira voltará a ser realizada no Expo Center Norte, no mês de julho. As próximas edições também serão nesta data e neste local, ambos já tradicionais?
É isso mesmo, a feira volta ao local e período que nossos expositores e visitantes estavam habituados, e nosso planejamento é manter isso como padrão para o futuro, então a feira será de 12 a 15 de julho no Expo Center Norte.
2. Quais são as novidades preparadas pela Informa que os visitantes encontrarão na feira de 2017?
Atendendo a demanda dos visitantes da feira estamos planejando muitas novidades e atrações interativas. Teremos a “Serigrafia em Ação” – uma área destinada a mostrar e ensinar sobre as inúmeras possibilidades da utilização da serigrafia por meio de demonstração ao vivo. Teremos também a Arena do Conhecimento com conteúdo técnico, palestras e workshops para que os visitantes possam se atualizar, aprimoramento em impressão digital, grandes formatos e muitas outras possibilidades, e ainda aproveitar para fazer relacionamento.
3. Vocês têm percebido mudanças nas demandas e comportamentos dos visitantes e expositores? Como isso afeta a maneira de organizar a feira?
Sim, os visitantes estão buscando cada vez mais conteúdo, demonstrações e aulas práticas, inclusive essa mudança de comportamento fez a Informa inovar e criar uma área de marketing de conteúdo, que conta com uma equipe de jornalistas que é responsável pelo contato da feira com o visitante durante todo o ano. Assim nós temos um canal aberto de comunicação para contar as novidades da feira para o mercado e também divulgar materiais técnicos como e-books, gráficos e textos relevantes segmentados por interesses.
Quanto aos expositores o comportamento tem se mostrado muito mais seletivo. As marcasbuscam a participação no evento que gere o melhor ROI (retorno sobre o investimento) para a empresa. Em um tempo difícil como o que estamos enfrentando agora, é natural que as empresas analisem e decidam pela feira que dará o melhor retorno. Nesse cenário a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL é certeza de resultado positivo.
4. Além da feira, a Informa oferece quais outros serviços ao público de sinalização e impressão digital?
Como comentei um pouco acima, além da feira, onde o visitante pode conferir de perto as novidades de cada marca expositora, a Informa inovou e criou a área de marketing de conteúdo para manter o contato com os expositores, visitantes e público interessado nas nossas feiras, ao longo do ano.
Os conteúdos são produzidos de acordo com os principais interesses do nosso público visitante e difundido por meio de Newsletters e nas Redes Sociais. Cada segmento de exposição na feira é representado em nosso BLOG (canal de conteúdo) e também temos convidados especialistas dos setores para contribuírem ainda mais com a disseminação de conteúdo relevante.
Nós também manteremos nosso catálogo de expositores impresso, o que entendemos ser um diferencial muito solicitado por nossos visitantes e uma vitrine de exposição importante para os nossos parceiros.
Além disso, buscamos os melhores serviços e parcerias para ajudar os visitantes a se programarem para a feira: parceria com companhias aéreas e agências de turismo, com associações que representem as categorias que visitam a feira, com as mídias, para trazer conteúdo e relevância ao evento.
5. Por quais mudanças a feira e o mercado passaram desde que a Informa adquiriu o portfólio da Sertec em 2011?
Vemos muitas mudanças. Do ponto de vista mercadológico, em 2010 e 2011 estávamos diante de um cenário econômico muito mais favorável. A economia brasileira registravaaltos índices de crescimentos, o acesso ao crédito era mais amplo e fácil. Os investimentos internacionais no país eram pujantes.
Já a partir de 2015, o desemprego subiu e renda caiu. O PIB em 2015 teve o pior resultado em 25 anos. O sentimento de desconfiança no país aumentou e o acesso ao crédito ficou mais difícil. Isso foi muito sentido nas feiras de negócios.
Na feira, vimos o impacto, principalmente, na mudança do perfil do visitante. Passamos a receber muitos novos entrantes, pessoas que queriam mudar de mercado, abrir sua própria empresa. Para isso, temos que ser muito assertivos e dar direcionamentos e informação adequada para este público.
A falta de crédito também é uma mudança atual e estamos tentando, como feira de negócios, nos aproximar de instituições financeiras que possam dar apoio aos nossos parceiros.
Além do econômico, o comportamento das pessoas mudou com o uso das mídias sociais, as tecnologias e mapeamento dos usuários online. Os Millennials (Geração Y), geração composta por pessoas nascidas de 1980 até os anos 2000, apresentam uma forma de se relacionar com as marcas, produtos e serviços bem diferente da geração anterior. Entender melhor ambições, desejos, dores, necessidades e a forma de se relacionar dessas gerações está diretamente ligada ao futuro dos nossos expositores e ao nosso.
Dentro de um cenário bastante desafiador da economia brasileira, esse é um momento propício para refletirmos e irmos a fundo nos nossos negócios, acompanhando o ritmo das mudanças e evoluções da sociedade e do mercado consumidor como um todo.O lado bom disso tudo é que a feira tem conseguido acompanhar todas estas mudanças e continua sendo referência no mercado.
6. Quais medidas a organização tomou para contornar a crise e continuar a prestar um serviço com diferenciado ao visitante?
Como comentado acima, a crise afetou o país todo e fez com que todos os brasileiros repensassem sobre como ser mais eficiente e como conseguir gerir melhor a receita disponível. Nosso papel é organizar uma feira que atenda as expectativas dos expositores e dos visitantes e para isso já executamos algumas atividades como focusgroup segmentado, a criação de um conselho consultivo que trabalha para termos a melhor entrega para o mercado, realizamos pesquisas com expositores e visitantes e o resultado foi um mapeamento de todas as necessidades e expectativas e isso é o orientador de nosso trabalho atual.
7. A feira ainda é relevante para o mercado? Por quê?
Sim, muito. A feira é relevante e icônica para o mercado. Ela é responsável por fomentar, aglutinar e gerar leads nos setores de impressão digital, grandes formatos, impressão digital têxtil, brindes, serigrafia, comunicação visual, sinalização, sublimação.
Uma feira de negócios como a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, reúne em um único local muito compradores, marcas, mídias, associações e essa reunião e concentração de negócios é importante para o mercado de impressão.
Os expositores estão cientes desse papel e isso faz com que eles tenham a preocupação de levar para a feira os lançamentos, as novidades, novos materiais, novas técnicas, porque esse setor tem um relevante número de empreendedores e isso movimenta a economia.
"Fonte Assessoria de Imprensa"