Imprimir esta página
Quinta, 22 Junho 2017 16:49

Feira da Mecânica 2018 vem com nova proposta e abre mais espaço ao pequeno expositor

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
(evento lançamento)
 
Interatividade e integração são as promessas da próxima feira da Mecânica, apresentadas no lançamento do evento
 
 
No Brasil, o mercado de feiras ainda é realizado de maneira bem tradicional: o expositor fica fechado em seu estande e o visitante passeia pelas ruas do pavilhão como se estivessem em um shopping. Temos visto algumas iniciativas de maior interatividade entre expositores e visitantes com feiras que apostam na  promoção de ilhas setoriais, realização de cursos e palestras, fomento em networking com as rodadas de negócio, etc. Agora, imagine toda essa interatividade em uma única feira, com a proposta de interligar os expositores em grandes ilhas setoriais conforme suas áreas de atuação, fomentando mais diálogo com os visitantes e entregando a eles mais experiência através de conteúdo e demonstrações reais de uma atividade industrial. Esta é nova proposta da Feira da Mecânica 2018.
 
Durante a realização do lançamento da feira, que ocorreu em paralelo à Feimafe -  Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura -, nesta quinta-feira (22), o presidente da Reed Exhibiton Alcântara Machado, Fernando Fischer revelou o novo formato da tradicional Feira da Mecânica, evento que está em sua 32ª edição e ocorrerá de 24 a 28 de abril de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo.
 
“O conteúdo gerado pela feira sai do passivo para a interatividade, sempre com foco no expositor e com a liberdade de evoluir a cada edição”, destacou Fischer. Nesta nova concepção, segundo ele, a ideia é fomentar mais integração dos expositores com os visitantes. O mapa da feira, por exemplo, disporá os estandes em ilhas setoriais, ou clusters, como se referem os promotores do evento a este novo formato. Cada cluster reunirá  empresas com atividades semelhantes e terá áreas compartilhadas para o fomento de palestras (conteúdos específicos para cada ilha), networking e rodadas de negócios, tornando a visita à feira mais produtiva e eficiente, já que o visitante encontrará diferentes soluções em um mesmo ambiente.
 
 
A planta do evento foi pensada para apresentar os processos de produção de forma integrada, assim como está estruturado o pensamento da indústria 4.0. Na entrada, serão os clusters das empresas de energia, matéria prima, automação e logística, seguidos de uma área central com as empresas de manufatura e, por fim, uma área de carreira profissional, uma vez que o visitante é um profissional preocupado com sua capacitação. “O visitante poderá presenciar máquinas trabalhando, robôs cortando e soldando, resultando um evento mais integrado com a realidade da indústria”, reforça o presidente da empresa.
  
Para os promotores da feira, este novo formato democratiza a participação das micros e pequenas indústrias, que terão a oportunidade de estarem no mesmo ambiente das grandes empresas, investindo muito menos - cerca de um terço do valor pago nos estandes tradicionais, revelou Fernando Fischer exclusivamente ao portal Feiras Industriais. “As grandes empresas integradoras mundiais, como a Oracle, por exemplo, apresentou seus resultados do ano passado e demonstrou que a inovação está atrelada às pequenas e médias empresas. No evento, haverá um espaço para discutir a presença das empresas startups nesse novo cenário, que inclusive muda a relação do emprego”, acrescenta.
 
Para dar esse passo inovador no mercado e propor uma feira mais interativa, a Reed Exhibitions baseou sua decisão em duas pesquisas de mercado. A primeira, com a ajuda do instituto de pesquisa Frost & Sullivan, que entrevistou de forma qualitativa expositores e visitantes. Com os expositores, identificou-se a preocupação principalmente em relação ao retorno financeiro, institucional e afins de se investir em feiras e  exposições. Já a pequisa junto aos visitantes demonstrou suas expectativas em relação ao que iriam encontrar no evento. Clique aqui e confira o resultado parcial desta pesquisa, apresentada por Gustavo Binardi, diretor do portfólio de indústrias da empresa.
 
O segundo estudo aproveitou a experiência internacional da própria Reed Exhibitions e promoveu um amplo levantamento sobre feiras de diferentes países, traçando um paralelo com as feiras no Brasil. A soma dos resultados da duas pesquisas contribuíram para a direção da Feira da Mecânica 2018, buscando um formato mais moderno na promoção de eventos, capaz de gerar mais atratividade aos visitantes e resultados aos expositores. 
 
Dados da Feira
Mecânica - Feira Internacional da Mecânica
www.mecanica.com.br
24/04/2018 - 28/04/2018
São Paulo - SP
 
Reportagem: Eliane Bastos, Feiras Industriais
Visto 4513 vezes Última modificação em Quinta, 22 Junho 2017 18:01
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Mais recentes de Redação