A Naturaltech, feira voltada ao setor de produtos naturais, tem sua 16º Edição entre os dias 8 e 11 de junho, no pavilhão do Anhembi, em São Paulo, se posicionando cada vez mais como uma importante plataforma de negócios direcionados para favorecer um estilo de vida saudável. Nesta edição, além de marcas alimentícias, a feira recebe pela primeira vez marcas de outros setores, como da indústria têxtil e calçadista sustentável, para aproximar consumidores, lojistas, distribuidores, fabricantes, produtores, varejistas e profissionais de saúde de produtos sustentáveis. A fashiontech sustentável Linus, criadora da primeira sandália vegana de plástico brasileira, é uma das marcas que participa da feira pela primeira vez.
“Reconhecemos a feira como um importante espaço de aproximação com o público consumidor e distribuidor de produtos sustentáveis. Assim como os consumidores da Linus despertam para buscar um estilo de vida mais saudável, acreditamos que o público que busca produtos alimentícios saudáveis também queira adotar esse estilo de vida em outras categorias, com certeza estão mais abertos a transferir a sustentabilidade para a forma de se vestir”, afirma Isabela Chusid, CEO e cofundadora da Linus. A marca terá um estande na feira, com toda sua coleção permanente de sandálias.
A produção de roupas dobrou nos primeiros 15 anos deste século, aumentando o impacto da indústria da moda no meio ambiente. A setor é responsável por 10% das emissões de Carbono no planeta, segundo dados da Unep (United Nations Environment Programm), com a fase de uso sendo responsável por 24% das emissões de gases de efeito estufa, gás responsável por por manter nosso planeta em uma temperatura habitável para os seres vivos, que em excesso faz com que o planeta retenha mais calor do que deveria.
A Linus tem uma pegada de 0,364kg por unidade da sandália, que equivale a 35,54 toneladas de CO2e neutralizadas, com base nos cálculos de emissões de 2021 da empresa. As sandálias são feitas de PVC ecológico microexpandido, um dos plásticos mais versáteis da indústria, com 70% de fontes renováveis e material 100% reciclável, embalagens feitas de papelão, com etiquetas de papel semente de margarida, unida à sandália por um cordão de sisal, a marca também possui o selo Eu Reciclo.
De acordo com Olívia Araújo, branding da Linus, a feira é uma ótima oportunidade de troca com marcas que visam o mesmo objetivo, criar produtos que causem menos impactos no planeta. “Na Linus, o nosso foco é trazer novas formas de incorporar hábitos sustentáveis para a rotina, e compartilhar a nossa causa com marcas que possuem a mesma visão é enriquecedor. Queremos estar nesse caminho do bem”, afirma Olívia.
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Sobre a Linus
A Linus é uma marca de lifestyle sustentável que existe para transformar o bem-estar em um estilo de vida presente na relação das pessoas com elas mesmas, com os outros e com o planeta. O cuidado se inicia com a criação da primeira sandália de plástico vegana nacional, confortável, atemporal e versátil, projetada por designers, engenheiros de material, especialistas em palmilha e ortopedistas e reflete no planeta por meio do cuidado com o meio ambiente. A marca é carbono negativa e compensa 200% de todo o plástico que produz, possui o selo Eu Reciclo, além de ser certificada pela organização internacional de direitos dos animais PETA. Criada por Isabela Chusid, eleita entre os jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos pela Forbes, na lista Under 30 de 2021, a marca cresceu 700% na pandemia e, em setembro de 2021, esteve presente na New York Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo. Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do ecommerce internacional.