Imprimir esta página

O propósito das cerimônias é entregar emoção, inclusive em feiras

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

foto-divulgação

(foto divulgação)

As cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas Rio2016 foram recheadas de emoções e me fizeram relembrar minha experiência como promotora de eventos. Nada como um evento na cidade maravilhosa! Meu total aplauso aos cariocas que assim como os baianos, com quem também tive o prazer de promover excelentes eventos, tornam estas festividades mais felizes e recheadas de largos sorrisos.

Anos atrás, tive a oportunidade de participar da organização de congressos internacionais realizados com grande destaque em suas áreas de atuação. Em uma das realizações no Rio de Janeiro, a equipe da programação social do congresso, preocupou-se em apresentar aos convidados estrangeiros o que o Brasil tinha de mais especial em sua cultura. Então abrimos o evento com uma apresentação dos dançarinos da escola de samba Salgueiro representando várias danças folclóricas de diferentes partes do país. Lembro-me muito bem, como foi emocionante ver os “gringos” (especialistas da engenharia mecânica e outros cientistas), de diferentes partes do mundo vibrarem com a apresentação. Logo após, na abertura da exposição técnica, um pequeno grupo de passistas e a bateria da escola de samba desfilaram pelos corredores de estandes. Foi diferente e inesquecível aos presentes. Nada como a batida forte do surdo para vibrar qualquer coração.

Quando estive na abertura da Copa do Mundo no Itaquerão, em 2014 esperava resgatar a mesma emoção, mas não aconteceu com a mesma intensidade. Não porque foi em São Paulo, até porque por aqui, realizei os eventos mais rentáveis e prósperos economicamente. Mas é inegável a vocação artística dos cariocas na realização de mega eventos emocionantes, como o Carnaval, por exemplo.

A emoção é um componente imprescindível para as cerimônias de abertura de qualquer evento, seja técnico ou comercial. Logicamente, que de nada adianta uma abertura magnífica e um evento cheio de falhas. Em eventos, tudo deve ser impecável e perfeito. É com estas máximas que os profissionais da área trabalham. E melhor ainda, que sejam eventos inesquecíveis! Daí gerar emoção é o desafio. Por fim, dentro do contexto da emoção não há comparação entre as cerimônias de abertura/encerramento das Olimpíadas 2016 com a Copa do Mundo 2014. O último evento tinha por obrigação entreter bilhões de pessoas no mundo inteiro e fez sua tarefa com primazia de imagens e sons inesquecíveis. 

 

(Abertura Feimec)  (Abertura Expo Brasil)

Em tratando-se de feiras de negócios, destaco duas cerimônias de abertura que estive presente, recentemente, e em ambas suas equipes pensaram neste momento de forma diferenciada, causando até expectativa ao público. Uma foi a abertura da Feimec - Feira de Máquinas e Equipamentos (maio de 2016), em formato tradicional de auditório, com formação de uma mesa diretora que contou com a participação de representantes do setor e políticos com discursos acalorados em prol a indústria nacional, motivando muitos aplausos do público empresarial presente. Outra, totalmente descontraída, foi da Expo Brasil - Feira 1 a 99 que tradicionalmente conta com algum artista para animar o evento. Na edição 2015 não foi diferente, o artista presente se fantasiou de apresentador Silvio Santos, fez muitas brincadeiras com grande público que aguardava a abertura da feira, a qual conta com um excelente café da manhã para receber seus primeiros visitantes.

Enfim, o legado de qualquer evento é deixar saudades por sua excelente realização e geração de resultados propositivos ao seu objeto.

Eliane Bastos, Consultora de Marketing

 

Visto 8722 vezes Última modificação em Segunda, 17 Setembro 2018 18:43
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Mais recentes de Redação