Quarta, 16 Janeiro 2019 00:00

Couromodas 2019 apresenta novidades e anima a indústria calçadista

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

 

 

coromodas2019 fotooficial

 

 

Tênis que não molha, tênis 2 em 1 que permite a criança tirar o solado da rua para não sujar a casa, sapatos masculinos mais leves que o comum, são algumas das muitas novidades apresentadas na Couromodas 2019.

Em 2018 o mercado de calçados voltou a crescer, depois de 3 anos de recessão, a alta foi de 2,6% de 2015 a 2017. Mais de 6 mil novas lojas foram abertas e o mercado projeta crescimento também para 2019. O setor calçadista é um importante exportador que encontrou no mercado externo o fôlego que precisava para se manter.  A parte tecnológica do produto também evolui tanto para atender as novas expectativas dos consumidores, como na redução dos custos de produção, como a troca do couro pelo sintético.

"As indústrias se preparam para lançar o melhor do produto que têm, o que há de mais atualizado possível, com materiais, estilo, design etc. (...) Tem sido para nós uma luz para o mercado. É ela que nos dá o norte a ser percorrido." José Carlos Brigagão do Couto, presidente do Sindifranca.

Com negócios já firmados com Chile, Argentina e Bolívia em uma das maiores feiras de sapatos e acessórios, a Couromodas  reúne mais de 31 mil visitantes de 50 países em São Paulo até quinta-feira (17), ele espera direcionar até 40% de seus calçados femininos para o mercado externo no primeiro semestre deste ano.

Jeferson Santos, diretor da COUROMODA, visualiza movimentações positivas para a edição do próximo ano, motivadas pelos sinais de recuperação da economia. "Nossa perspectiva é de crescimento de 20% em número de expositores, inclusive com o retorno de marcas que já não participavam do evento há alguns anos", reforça o executivo.

O cenário para indústria em 2019 é otimista, visto que o Índice de Confiança do Empresário Industrial, por exemplo, é o maior dois últimos oito anos, atingindo 63,2 pontos em novembro; o PIB, no último trimestre, cresceu 1,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado e o Índice de Atividade Econômica (Intenção de Consumo das Famílias), realizada pela Confederação Nacional do Comércio, indica que os brasileiros estão mais dispostos a comprar, um aumento de 9,2% em novembro de 2018, em relação a novembro de 2017. Dentro deste quadro, a expectativa é de retomada da economia e aumento dos negócios gerados durante a feira.

O varejo de calçados não fica atrás e prevê crescimento de 3% em 2019, a projeção é da Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados) a estimativa tem como base o aumento da relevância das lojas no mercado em 2018 e as medidas que o novo governo federal deverá adotar para o reaquecimento da economia. Na avaliação da entidade, o crescimento econômico e a geração de novos empregos devem devolver a confiança ao consumidor, condição essencial para que ele retome o consumo de calçados e outros produtos este ano.

Conforme a pesquisa – para a qual foram contatados 10.871 indivíduos/famílias, de todas as regiões brasileiras e classes sociais, representando um universo de 160 milhões de pessoas –, 114 milhões de brasileiros compraram calçados no último ano, equivalentes a 70% da população. A frequência de compras (idas ao ponto de venda) cresceu 11,5%, para 3x ao ano, mas o gasto médio teve queda de 5%, de R$ 111,01 para R$ 105,20, indicando que o consumidor soube ponderar os gastos e optou por comprar marcas de valores mais acessíveis.

Confira vídeo com reportagem do evento, publicada no Jornal da Band.

https://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/ultimos-videos/16597421/mercado-de-calcados-espera-crescimento-de-3-em-2019.html

Dados do mercado foram tema de reportagem do portal G1

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2019/01/16/calcadistas-de-franca-buscam-retomada-na-couromoda-apos-pior-nivel-de-emprego-em-20-anos.ghtml

Dados do evento

EVENTO

Couro Moda - Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda

SETOR

Textil e Calçados

PROMOTOR

São Paulo - Feiras Comerciais

SITE DO EVENTO

www.couromoda.com/feira

INÍCIO

14/01/2019

FIM

17/01/2019

LOCAL

São Paulo - SP

Ler 8007 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Promoção Ello Consultores

Especialista em Marketing Industrial
www.elloconsultores.com.br
Ello Consultores logo

Assine nossa Newsletter

Top