Feira da Mecânica 2018 vem com nova proposta e abre mais espaço ao pequeno expositor

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de Privacidade.

Quinta, 22 Junho 2017 16:49

Feira da Mecânica 2018 vem com nova proposta e abre mais espaço ao pequeno expositor

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
(evento lançamento)
 
Interatividade e integração são as promessas da próxima feira da Mecânica, apresentadas no lançamento do evento
 
 
No Brasil, o mercado de feiras ainda é realizado de maneira bem tradicional: o expositor fica fechado em seu estande e o visitante passeia pelas ruas do pavilhão como se estivessem em um shopping. Temos visto algumas iniciativas de maior interatividade entre expositores e visitantes com feiras que apostam na  promoção de ilhas setoriais, realização de cursos e palestras, fomento em networking com as rodadas de negócio, etc. Agora, imagine toda essa interatividade em uma única feira, com a proposta de interligar os expositores em grandes ilhas setoriais conforme suas áreas de atuação, fomentando mais diálogo com os visitantes e entregando a eles mais experiência através de conteúdo e demonstrações reais de uma atividade industrial. Esta é nova proposta da Feira da Mecânica 2018.
 
Durante a realização do lançamento da feira, que ocorreu em paralelo à Feimafe -  Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura -, nesta quinta-feira (22), o presidente da Reed Exhibiton Alcântara Machado, Fernando Fischer revelou o novo formato da tradicional Feira da Mecânica, evento que está em sua 32ª edição e ocorrerá de 24 a 28 de abril de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo.
 
“O conteúdo gerado pela feira sai do passivo para a interatividade, sempre com foco no expositor e com a liberdade de evoluir a cada edição”, destacou Fischer. Nesta nova concepção, segundo ele, a ideia é fomentar mais integração dos expositores com os visitantes. O mapa da feira, por exemplo, disporá os estandes em ilhas setoriais, ou clusters, como se referem os promotores do evento a este novo formato. Cada cluster reunirá  empresas com atividades semelhantes e terá áreas compartilhadas para o fomento de palestras (conteúdos específicos para cada ilha), networking e rodadas de negócios, tornando a visita à feira mais produtiva e eficiente, já que o visitante encontrará diferentes soluções em um mesmo ambiente.
 
 
A planta do evento foi pensada para apresentar os processos de produção de forma integrada, assim como está estruturado o pensamento da indústria 4.0. Na entrada, serão os clusters das empresas de energia, matéria prima, automação e logística, seguidos de uma área central com as empresas de manufatura e, por fim, uma área de carreira profissional, uma vez que o visitante é um profissional preocupado com sua capacitação. “O visitante poderá presenciar máquinas trabalhando, robôs cortando e soldando, resultando um evento mais integrado com a realidade da indústria”, reforça o presidente da empresa.
  
Para os promotores da feira, este novo formato democratiza a participação das micros e pequenas indústrias, que terão a oportunidade de estarem no mesmo ambiente das grandes empresas, investindo muito menos - cerca de um terço do valor pago nos estandes tradicionais, revelou Fernando Fischer exclusivamente ao portal Feiras Industriais. “As grandes empresas integradoras mundiais, como a Oracle, por exemplo, apresentou seus resultados do ano passado e demonstrou que a inovação está atrelada às pequenas e médias empresas. No evento, haverá um espaço para discutir a presença das empresas startups nesse novo cenário, que inclusive muda a relação do emprego”, acrescenta.
 
Para dar esse passo inovador no mercado e propor uma feira mais interativa, a Reed Exhibitions baseou sua decisão em duas pesquisas de mercado. A primeira, com a ajuda do instituto de pesquisa Frost & Sullivan, que entrevistou de forma qualitativa expositores e visitantes. Com os expositores, identificou-se a preocupação principalmente em relação ao retorno financeiro, institucional e afins de se investir em feiras e  exposições. Já a pequisa junto aos visitantes demonstrou suas expectativas em relação ao que iriam encontrar no evento. Clique aqui e confira o resultado parcial desta pesquisa, apresentada por Gustavo Binardi, diretor do portfólio de indústrias da empresa.
 
O segundo estudo aproveitou a experiência internacional da própria Reed Exhibitions e promoveu um amplo levantamento sobre feiras de diferentes países, traçando um paralelo com as feiras no Brasil. A soma dos resultados da duas pesquisas contribuíram para a direção da Feira da Mecânica 2018, buscando um formato mais moderno na promoção de eventos, capaz de gerar mais atratividade aos visitantes e resultados aos expositores. 
 
Dados da Feira
Mecânica - Feira Internacional da Mecânica
24/04/2018 - 28/04/2018
São Paulo - SP
 
Reportagem: Eliane Bastos, Feiras Industriais
Visto 4502 vezes Última modificação em Quinta, 22 Junho 2017 18:01
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top